CSB | Especialidades Dentária
15420
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-15420,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Especialidades Dentária

Um dos aspectos importantes na Medicina Dentária actual é a multidisciplinaridade. Na Clínica Senhora a Branca – Medicina Dentária existem várias especialidades e áreas de conhecimento, que estabelecem que numa mesma clínica o paciente possa ser tratado por diferentes médicos, cada um mais habilitado na sua área de intervenção, o que permite uma maior qualidade e eficácia nos tratamentos.

Branqueamento Dentário

O branqueamento dentário trata-se de uma técnica que, sem lesar ou desgastar o dente, torna-os mais claros, tudo isto devido a um processo de oxidação dos pigmentos dos dentes, segundo o qual o agente/ gel branqueador entra na superfície do dente e liberta moléculas que provocam a descoloração.

Dentisteria Estética

A Dentisteria Estética é a àrea da  Medicina Dentária que se dedica à restauração de dentes com lesões, cáries, e que apresentem alterações de forma, coloração. Esta é uma especialidade cujo objetivo passa pela resolução de fraturas reconstruíndo desta forma a estrutura natural dos dentes.

Endodontia Mecanizada

A palavra endodontia provém do grego e significa dentro (endo)dodente (dontia). A endodontia é, assim, o ramo da medicina dentária dedicado à patologia da polpa dentária e tecidos que rodeiam as raízes e o seu tratamento.

A polpa dentária é o orgão (composto por nervos, vasos sanguíneos, etc.) que se encontra no interior do dente (canal radicular) e é vulgarmente conhecido, embora de forma errada, como “nervo”. Há anos atrás, os dentes com problemas na polpa dentária eram comummente extraídos.

Hoje, graças a todos os avanços científicos e tecnológicos, os tratamentos disponíveis podem, quase sempre, salvar estes dentes, mantendo-lhes a função mastigatória e a estética inalteradas.

Exames Complementares

Os Exames Complementares destinam-se a complementar o exame feito pelo clínico, de modo a melhor poder elaborar um diagnóstico e fazer um projecto terapêutico.

Higiene Oral

A higiene oral é o processo que resulta da remoção eficaz dos restos dos alimentos dos nossos dentes e que dificulta o desenvolvimento das bactérias que os destroem e lhes provocam doenças como as cáries e as gengivites.

Implantologia

A Implantologia é uma área cirúrgica da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários. A colocação de implantes oferece uma solução segura e permanente para a substituição de um ou mais dentes, funcionando como pilares de suporte para coroas unitárias e pontes fixas ou removíveis, parciais ou totais.

Oclusão e ATM

A Oclusão é a área da Medicina Dentária que diagnostica, previne e trata os problemas relacionados com más oclusões (incorreta posição) e disfunções temporo-mandibulares, (problemas da articulação da mandíbula) que normalmente se manifestam em dores e cansaço dos músculos da face, dores mastigatórias, estalido na abertura / fecho da boca, dificuldade de abertura / fecho da boca, dores de cabeça.

Localizada junto ao ouvido, a articulação temporo-mandibular (ATM) estabelece a união da mandíbula com o crânio. As disfunções desta articulação estão, regra geral relacionadas com problemas de posicionamento dentário que provocam desequilíbrio nas articulações, músculos e ligamentos.

Odontopediatria

A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária exclusivamente dedicada à manutenção da saúde oral de crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.

Esta especialidade alia à componente curativa uma forte componente preventiva, uma vez que o acompanhamento do desenvolvimento dos chamados “dentes de leite” é fundamental não só para assegurar corretas funções fonéticas e de mastigação, mas também e sobretudo, para diagnosticar e prevenir precocemente potenciais problemas, garantindo uma dentição definitiva saudável.

Ortodontia Fixa / Removível /Preventiva

A Ortodontia Fixa ou removível é um acto médico – dentário que, através de aparelhos colocados na boca/dentes, vai intervir na estrutura óssea e dentária, com a finalidade de alinhar e corrigir os dentes na arcada dentária.

Pequena Cirurgia Oral /Laser

A Cirurgia Oral é a especialidade da Medicina Dentária responsável pelo diagnóstico e tratamento cirúrgico de patologias na cavidade oral.

Periodontologia

A Periodontologia é a especialidade da Medicina Dentária dirigida à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o periodonto, ou seja, o conjunto de tecidos que incluem para além da gengiva, o osso e o ligamento periodontal, responsável por manter a firmeza dos dentes nos maxilares.

Prostodontia

A Prostodontia tem por objectivo reabilitar ou manter a função oral do paciente restaurando a mastigação, estética e fonética através da utilização de facetas, coroas e/ou próteses dentárias.

Os procedimentos mais frequentes em Prostodontia incluem a realização de tratamentos fixos como facetas, coroas ou próteses parciais fixas sobre dentes ou implantes podendo os mesmos ser unitários, parciais ou totais. Os tratamentos podem também ser removíveis, parciais ou totais, através da utilização de próteses acrílicas ou esqueléticas.