CSB | Especialidades
15261

Acupuntura

É um método de diagnóstico e tratamento que permite a correção de algumas alterações. Estas correções são efetuadas através de introdução de pequenas agulhas em determinados locais anatómicos, promovendo no organismo o restabelecimento da fisiologia através de efeitos locais, segmentares e supra segmentares.

Cirurgia Geral

É a especialidade que se dedica ao tratamento cirúrgico de doenças de vários órgãos e sistemas, como as doenças oncológicas do aparelho digestivo, endocrinológicas, metabólicas ou da obesidade e defeitos anatómicos como as hérnias, utilizando técnicas de abordagem clássicas ou minimamente invasivas como a laparoscopia.

Dermatologia

É a especialidade que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças da pele. Engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas (ex: boca e genitais). Outra denominação é a dermatovenerologia já que tem atuação no contexto das doenças sexualmente transmissíveis.

EMDR

Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular. Trata-se de um método psicoterapêutico de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas (trauma e/ou ansiedade) por meio de estimulação bilateral do cérebro, a qual promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais.

Medicina Estética

A medicina estética permite ao paciente corrigir imperfeições estéticas originadas pelas mais diversas situações. Numa sociedade onde a aparência é importante e valorizada, são muitas as aplicações da medicina estética que poderão ajudar o paciente a ter o aspecto desejado proporcionando uma maior auto-estima e bem estar.

Medicina Geral e Familiar

Esta especialidade está orientada para a prestação de cuidados de saúde primários, encaminhando, sempre que necessário, o doente para outras especialidades. Há um acompanhamento básico dos pacientes, abrangendo preferencialmente toda a família, nas perspectivas – preventiva e curativa, física e emocional, orgânica e funcional.

Medicina Integrativa

Tem por finalidade um restabelecimento orientado da saúde, com o objectivo de cuidar dos três aspectos fundamentais do ser humano, o aspecto físico, o aspecto psíquico e o aspecto energético, os quais devem interagir em sinergia, de forma a manter um bom estado de equilíbrio, e acentuando o seu posicionamento para alcançar este fim.

Medicina Interna

É a especialidade médica que avalia o doente adulto no seu todo, tendo em conta a complexidade do organismo humano e a interação dos vários distúrbios que podem afetar o indivíduo. É da Medicina Interna que deriva a maioria das outras especialidades médicas (como a Cardiologia, Endocrinologia, Pneumologia, etc.).

Nutrição

Especialidade que avalia e define qual o melhor regime alimentar para o tratamento e prevenção de várias doenças. Cria planos alimentares equilibrados, e aconselha planos nutricionais para uma alimentação e hábitos de vida saudáveis, dando preferencial ênfase à especialização na área do envelhecimento celular.

Ortopedia

É uma especialidade cirúrgica que estuda e trata patologia do aparelho locomotor, ossos, músculos e articulações, de onde excluímos a grelha costal e a cabeça por não fazerem parte do dito aparelho locomotor. Trata, de um modo genérico, dois grandes grupos de patologia; patologia degenerativa e traumática.

Osteopatia

É uma terapia manual que manipula e mobiliza algumas estruturas do corpo – fáscia, articulações, estruturas neurais, ligamentos e músculos – para reduzir o desconforto e melhorar o movimento articular. Tem como objetivo melhorar o estado de saúde e mobilidade do utente, contribuindo para o bom funcionamento do organismo.

Ozonoterapia

É um tratamento que recorre à utilização do ozono. Este, possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, drenantes, oxigenantes, antioxidantes e anti-radicais livres. Este tratamento tem resultados favoráveis em múltiplas afecções, designadamente na área das doenças dos ossos, músculos e articulações.

Podologia

Podologia é a ciência na área da saúde, especializada na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações que afectam o pé e as suas repercussões no organismo humano, sendo o Podologista ou Podiatra o profissional de saúde devidamente habilitado para o tratamento das patologias do pé.

Psicologia

A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade.Um pesquisador ou profissional desse campo é conhecido como psicólogo, podendo ser classificado como cientista social, comportamental ou cognitivo.

Reumatologia

É uma especialidade que diagnostica e trata todas as doenças que envolvem o aparelho locomotor (ossos, articulações, músculos e tendões), de causa não traumática. Além de afetarem o aparelho locomotor, podem envolver outros órgãos, nomeadamente o coração, o rim, o pulmão, o sistema nervoso, o olho e a pele.

Terapia da Fala

É a área responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e problemas relacionados, incluindo todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como formas de comunicação não verbal. Engloba ainda o tratamento da deglutição.